31 de janeiro de 2011

O MEU QUERER



(PAULO CÉSAR BARUK)

Cada vez que eu abrir a minha boca
Cada vez que eu olhar na direção de alguém
Cada vez que, passo a passo, eu chegar em algum lugar
Seja a tua voz, sejam teus olhos, sejam os teus pés

Cada vez que eu tocar num rosto em pranto
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Sejam Tuas mãos, seja Tua graça e o teu amor


Eu quero te servir, eu quero te obedecer
Viver tua vontade, refletir tua verdade
Te honrar com minha vida, em tudo te adorar
Mestre, amigo, amado Jesus
Esse é o meu querer.


Cada vez que eu tocar num ombro amigo
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Serei tuas mãos, venha tua graça e o teu amor

26 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 14

"Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo." (14:17)

"A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo" (14:29)


      Um temperamento sórdido e precipitado pode ser comparado a um fogo fora de controle. Pode queimar tanto a nós como a todos aqueles que estiverem em nosso caminho.
      A ira divide as pessoas. Leva-nos a tomar decisões precipitadas que só causam amargura e culpa.
      A ira, propriamente dita, não é errada. Pode ser uma reação legítima à injustiça e ao pecado. Quando se sentir irado, procure saber a causa.
      Está reagindo a uma situação ruim que pretende modificar ou está respondendo a um insulto?
      Ore pedindo que Deus o ajude a controlar o temperamento, canalizando seus sentimentos a uma ação efetiva e vencendo a ira egoísta pela humildade e pelo arrependimento.


(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

19 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 13

"Quem não castiga o filho  não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo." (13:24)


      Não é fácil para um pai amoroso disciplinar um filho, mas é necessário. A maior responsabilidade que Deus dá aos pais é cuidar e orientar os filhos.
      A falta de disciplina coloca o amor dos pais em questão, porque demonstra que não se preocupam com a formação do caráter dos filhos.
      Discipliná-los evitará um desastre no futuro. Sem correção, as crianças crescem sem a compreensão do certo e do errado e com pouco senso de direção na vida.
      Não tenha medo de disciplinar seus filhos. É um ato de amor. Lembre-se porém de que seus esforços não podem tornar seus filhos sábios, apenas vão encorajá-los a buscar a sabedoria de Deus acima de tudo.


(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

PROVÉRBIOS 12


"A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele."  (12:4)

PROFUNDO, HEIN!

17 de janeiro de 2011

INDIFERENTE - ANDRÉ VALADÃO

Composição: Missionário R. R. Soares


O sofrimento dos perdidos me incomoda, Senhor
Dá pra sentir o imenso choro da dor
Como posso ficar parado, incessível e indiferente?
Pois cada perdido é parte minha, é minha gente

Chega, eu não posso vacilar
Eu não posso fracassar
Ajuda-me, Senhor
A livrar os oprimidos e a libertar os cativos

Embora seja nossa obrigação, não fazemos nada
Precisamos tirá-los da condenação confirmada
Olhe para os campos amadurecidos
Campos de aflitos e oprimidos
Campos preparados para serem colhidos

Senhor, eu vou sempre caminhar
Sobre os Montes pra levar
O Evangelho de Jesus
Senhor vou me esforçar
Pra, naquele dia te encontrar
No dia da nossa vitória.

PROVÉRBIOS 11

"Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado."
(11: 24 e 25)


      É interessante (e óbvio) ver como no Reino de Deus as coisas são bem diferentes deste mundo. Deus nos ensina que para termos uma vida próspera, precisamos ter corações generosos em dar.
      Abaixo segue um texto extraído do site da Igreja Videira de Goiânia (http://www.igrejavideira.com/?ref=detpalavracelula&idpalavra=598), que nos mostra Sete Revelações sobre o ofertar. É um pouco extenso, mas vale a pena ler!
     
      Que Deus os abençoe!



SETE REVELAÇÕES


 Poucas pessoas ofertam no culto — é nesse momento que nossa espiritualidade é revelada, a qual determina se nós seremos aprovados por Deus e usados por Ele no futuro. Muitas vezes o momento que deveria ser de alegria e muita celebração(1Cr 29.9), torna-se pesado por tratar de dinheiro.

Em 2Co 9.6-11 esta escrito que Deus não deseja somente que ofertemos, mas que façamos isso com alegria. Nossa alegria em ofertar agrada a Deus, pois Ele ama quem oferta com alegria.É maravilhoso saber que nossas ações geram celebrações celestiais.

Porque muitas pessoas resistem em dar suas primícias ao Senhor enquanto outras se alegram com a oportunidade? Acredito que os que dão com alegria, fazem isso por terem tido revelação da palavra. Sua alegria é baseada na revelação dos propósitos, planos e promessas de Deus. A luz da palavra abriu-lhes os olhos para a Verdade e agora eles não voltarão a servir ao dinheiro, este porém servirá o reino de Deus. O dinheiro é um mestre terrível, mas um bom empregado.

É impossível ofertar com alegria estando sob pressão. Nossa intenção não é forçar ninguém a ofertar, e sim compartilhar revelações a esse respeito. Você verá que o Senhor colocou antes de nós uma escolha entre ter uma vida medíocre ou de milagres, em uma vida “nunca bastante” ou “mais do que bastante”.

Em mensagens recentes os pastores tratam do downside (lado negativo) de ser infiel com nosso dinheiro — os problemas e maldições que essas pratica resulta.Eu quero tratar agora do upside (lado positivo), das benções e da vida sobrenatural que o Senhor oferece.E convidá-lo a provar e ver que o Senhor é bom (Pv 34.8)Através de Malaquias, o Senhor fala:“Provai-me nisto… se eu não vos abrir as janelas do céu” (Ml 3.10).


Jesus viveu uma vida de milagres e convidou seus discípulos a segui-lo. Infelizmente só Pedro respondeu enquanto pisava nas águas. A escolha é nossa: uma vida com mentalidade pequena e limitada em nossas zonas de conforto ou uma vida sobrenatural na força do Deus vivo.


1. Sabem que, suas ofertas são a expressão mais alta da adoração verdadeira

Os Evangelhos dizem que quando Jesus visitou o templo ele não contemplava as orações e os elogios do povo judeu, mas ele se sentava para observar aqueles que estavam dando ofertas. Os Fariseus eram especialistas a fazer orações estendidas e adorações solenes, mas seus corações estavam longe do Deus. Na terminologia moderna nós podemos dizer que as ações falam mais que palavras.O que nós fazemos com nosso dinheiro revela mais sobre nosso coração do que qualquer outra coisa, porque revela nossas prioridades. Dar abundante é adorar extravagantemente.

Os três magos não somente se prostraram e adoraram o Cristo que nasceu, mas deram também ofertas de ouro, incenso e mirra. O ouro aponta para realeza e é um material de grande valor. Isso mostra que os três reis reconheceram Jesus como um rei superior a eles. Os vinte e quatro anciões em Apocalipse, se prostravam e adoraravam o Senhor e depositavam suas coroas diante do trono.Quem não dá seu melhor para Deus mostra que não reconhece a autoridade e o poder do Senhor Jesus. Deus está procurando verdadeiros adoradores (para assumir o lugar dos anjos caídos).


2. Sabem que, o Pai celestial se alegra quando seus filhos agem como Ele


Nada satisfaz tanto o Pai quanto ver seus filhos agindo como Ele. Seu Espírito está trabalhando em nós para nos transformar em Sua imagem e semelhança.


O Senhor mesmo é extravagantemente generoso.Ele deu Seu filho ao mundo pecaminoso e egoísta. O Filho deu Sua vida pelo seus amigos. O sangue que Ele derramou tem um valor bem mais alto do que toda a prata e ouro deste mundo.

Como filhos verdadeiros nós nos deleitamos em nos comportarmos como nosso pai celestial. Enquanto o mundo se deleita em receber, nós nos deleitamos em dar, porque “mais bem-aventurada é dar que receber” (At 20.35).


Jesus deu a si mesmo pelo o que Ele é, não porque procurou uma recompensa. Sua natureza é do amor. É possível dar sem amar, mas não é possível amar sem dar. É sua natureza dar. Então isto é verdadeiro para nós porque nós temos sua natureza. Nós devemos ser o povo mais generoso da terra por causa de quem nós somos.Pois, se segundo Ele é, também nós somos neste mundo (1Jn 4.17). Nós somos Seu povo. Nós não amamos este mundo.Nós somos embaixadores de um outro reino e nossa paixão é estabelecê-lo aqui na terra.


3. Sabem que, suas ofertas determinam o destino eterno de outras pessoas

A doação de sua vida é mais importante do que a duração dela. Jesus viveu 33 anos, contudo sua existência foi um marco na história humana.


O dinheiro investido para o propósito do reino de Deus pode mudar o destino eterno de milhões de pessoas. Somente quando você chegar ao céu você vai ver verdadeiramente o efeito de suas ofertas.


4. Sabem que, seus dízimos e suas ofertas quebram o poder de mamon


Mamon é um espírito que controla a maioria dos seres humanos.Por que o dinheiro influencia suas principais decisões.Quando damos nossas primícias ao Senhor e colocamos o reino de Deus em o primeiro lugar,quebramos o poder desse espírito em nós.Declaramos ao mundo espiritual que, Deus (e não Mamon) é nosso Senhor e Mestre.Nos tornamos livres para fazer decisões conduzidas pelo Espírito Santo.


O dinheiro é fisicamente e espiritualmente sujo.Quando nós oferecemos as primícias no altar de Deus nós santificamos todo nosso dinheiro (Mt 23.19).A maldição sobre nossas finanças está quebrada e o bênção está liberada (Ml 3.9;10).


5. Sabem que, os que semeiam colheram.


Hoje você está colhendo o que foi semedado no passado. O crente que não dá não pode esperar receber como o fazendeiro que não semeia, não pode esperar colher. Jesus ensinou seus discípulos: “Daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38).Você está no controle de seu futuro.Se você quiser um futuro brilhante, comece semeando hoje.

Aqueles que semeiam com fartura e abundância, ceifam com abundância, mas também eles serão criticados por aqueles que são sovinas e cobiçosos. Aqueles que são incomodados com atos de generosidade extravagante são ladrões vestidos nas roupas religiosas. Eles roubam o próprio Deus não dando seus dízimos e é provável que eles roubem pessoas através de exortação e evasão de imposto de renda etc.

6. Eles sabem que dar uma oferta de sacrifício é a chave da provisão sobrenatural

O Deus tem a provisão sobrenatural reservada para nós. A chave para abrir essa porta é dar um oferta de sacrifício. Abraão ofereceu seu filho precioso, Isaque, e recebeu a provisão de um carneiro, a posição de pai das nações, e a promessa de Jehovah Jireh.

Nós sabemos que nós demos uma oferta de sacrifício quando nós sentimos dor ao entregá-la. Quando você retorna para casa mais tarde e sente falta ou preocupa que você deu de mais, quando sua mente luta contra se mesmo, mas a seu coração tem uma paz e alegria celestial.

7. Sabem que Deus pode

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.” (2Co 9.8). Este é o plano de Deus — que nós tenhamos bastante para nossa família e mais do que bastante para as boas obras da igreja.A promessa da graça depende do cumprimento do mandamento de Deus — nossas ofertas liberam provisão.

Na realidade, mesmo se nós dermos ofertas de sacrifício nós não devemos temer que nos há de faltar. O Senhor é um Deus que guarda sua aliança.Ele não é devedor de ninguém. Seu nome revela sua natureza - é El Shaddai, Deus que é mais do que bastante; e ele é Jeová Jireh – O Senhor nosso provedor.

Conclusão:

Como dar:


a. Dê com seu coração, não com sua mente


b. Dê com liberdade, não pela necessidade


c. Dê com abundancia se você quiser ceifar com abundancia


d. Dê com alegria se você quiser alegrar o Senhor

Giles Stivens

13 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 10

      Neste cap. 10 achei muitos versículos interessantes que dispensam comentários. Reescreverei aqui, os que mais me chamaram atenção (retirados da Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje):


"4 O preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece.

5 Quem tem juízo colhe no tempo certo, mas quem dorme na época da colheita passa vergonha.

8 Quem tem juízo aceita bons conselhos; quem não tem cuidado com o que diz acaba na desgraça.

9 A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada.

10 Quem esconde a verdade causa problemas, mas quem critica com franqueza trabalha pela paz.

16 O trabalho dos bons produz vida, mas o resultado do pecado é somente mais pecado.

17 Aquele que aceita ser repreedido anda no caminho da vida, mas quem não aceita cai no erro.

19 Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle sua língua.

22 A benção do Senhor Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la.

24 Quando o mau tem medo de alguma coisa, é isso mesmo o que lhe acontece, mas a pessoa direita consegue o que deseja.

26 Nunca mande um preguiçoso fazer alguma coisa; ele será tão irritante como vinagre nos dentes ou fumaça nos olhos.

28 A esperança dos bons traz alegria..."

12 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 9

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas." (9:10)


      Você já viveu uma situação em que se sentiu contra a parede e em que você já não tinha a mínima ideia do que fazer? Já precisou tomar uma decisão sobre uma situação complicada e problemática, mas o problema era maior do que sua capacidade para resolvê-lo?
      Nessas horas é que você precisa ser sábio. Você precisa olhar para as coisas da perspectiva de Deus e saber o que fazer - isso é sabedoria. Você sabe que precisa dela, mas como adquirir?
      Pv. 9:10 diz que o começo da sabedoria é temer a Deus. Ora, temer não significa ter medo de Deus, mas respeitar e honrá-lo por tudo o que ele faz e pode fazer.
      Temer a Deus significa confiar Nele e ter certeza de que ele ajuda você a tomar decisões e resolver problemas. Sabedoria é um presente de Deus. Ele dá sabedoria pela confiança que você coloca Nele.
      O versículo continua e diz que para ter compreensão você precisa conhecer "o Deus Santo". Conhecer a Deus é algo muito  mais profundo do que saber coisas sobre Deus. Conhecê-lo não acontece da noite para o dia e nunca alguém irá conhecê-lo completamente.
      Deus se dá a conhecer na Bíblia. Pelo estudo dela, você vai conhecer Deus cada vez melhor e Ele vai dar compreensão a você.
      Confie em Deus e você será sábio. Conheça Deus e você terá compreensão.


"É Ele quem faz mudar os tempos e as estações; é Ele quem põe os reis no poder e os derruba; é Ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência ao inteligentes." (Dn. 2:21)


 (Fonte: Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje - com notas para jovens)

11 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 8

"O Senhor Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas." (8:22)



      Ao ler este versículo, fiquei admirada e pensando como Deus é graaaande!!!
      Fique a vontade para fazer seu comentário sobre ele também... 

DEPENDO DE TI - Paulo César Baruk





Louvar-te é bem mais do que eu mereço,
Adorar-te é mais profundo do que eu pensei,
Servir-te é tudo o que eu espero
O que mais quero é estar mais junto a ti.
Derramar perante Ti os meus anseios
A minha oferta nesta hora é a verdade,
E te mostrar os meus pequenos sonhos,
Ah Senhor, como eu dependo de ti...

Para me curar,
Para me ensinar
O caminho que devo seguir.
Podes me usar Senhor,
Como Tu bem queres...
Abro o meu coração

10 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 7

"Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os seus olhos. Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração. Trate a sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como seu melhor amigo."  (7:1-4)       


       Nesses dias que tenho estudado o livro de Provérbios, tenho pedido a Deus que me encha com sua Sabedoria, assim como está escrito no livro de Tiago 1:5. Mas para aprendermos sobre algo precisamos experimentar na prática e, dessa forma, Deus nos aperfeiçoa. É engraçado pensar, mas é a realidade.
      E como todo aprendizado tem erros, tenho errado, me equivocado. Mas não desisto!
      Como disse o apóstolo Paulo "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp. 3:14)
      Somos barro nas mãos do oleiro ("Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" Jr. 18:6), e como tal, somos dia após dia moldados, aperfeiçoados, como Ele quer.

     "Senhor, eu estou disposta a ser moldada pelas Tuas preciosas mãos. Quero aprender mais de Ti, quero viver intensamente os teus planos e propósitos para minha vida. Que a cada dia eu venha me tornar mais parecida com Cristo, conforme está escrito na Tua Palavra. Em nome de Jesus, amém!"

Andressa O. Frezzatti














    

8 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 6

"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe. Ata-as perpetuamente ao teu coração e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida." (6: 20-23)


      É natural e bom para as crianças, enquanto crescem, que se tornem gradualmente independentes de seus pais. Porém os jovens devem ter o cuidado de não se fazerem de surdos para com os pais, rejeitando seus conselhos quando necessários.
      Se você estiver lutando contra uma decisão ou procurando uma solução, converse com seus pais ou outros adultos mais velhos que o conheçam bem.
      A experiência deles podem revelar a sabedoria que você busca.


(Fonte Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)


     

7 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 5

      "Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!"  (5: 18-19)


      Em contraste com muito que lemos, vemos e ouvimos hoje, esta passagem exorta os cônjuges a olharem um para o outro, para a satisfação e a companhia vitalícia.
      Muitas tentações sobrevêm a maridos e esposas para que deixem seus companheiros quando o casamento se torna monótono e procurem excitação e prazeres em outro lugar.
      Mas Deus planejou o casamento e o santificou; somente dentro desta aliança é possível encontrar o amor e a verdadeira realização.
      Não deixe que o melhor de Deus para você seja desperdiçado pela ilusão de encontrar  pastos mais verdes em outro lugar.
      Antes, regozige-se com seu cônjuge, entregando-se a Deus um ao outro.


(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

6 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 4

"Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa." (4: 7-9)


      Se você quiser ter sabedoria, deve buscá-la. É necessário tomar uma decisão; determinar-se a não abandonar este propósito, a despeito de quão difícil se torne o caminho. Este não é um passo que deve ser dado apenas uma vez na vida, é um processo que implica escolhas diárias entre dois caminhos: o dos maus e o dos justos.
      Quando Salomão era menino, Davi o ensinou que buscar a sabedoria de Deus era a coisa mais importante. Salomão aprendeu a lição.
      Quando Deus o visitou e resolveu atender a uma petição do novo rei, Salomão escolheu ser revestido da sabedoria divina.
      Assim como ele, devemos visar à sabedoria de Deus. Não temos de esperar que o Senhor apareça a nós. Podemos pedir-lhe a sabedoria hoje em oração, corajosamente. O texto em Tiago 1:5 nos assegura que Deus atenderá ao nosso pedido.


(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

     

     

4 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 3

"Lembre de Deus em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo." (3: 6)

      Quando temos que tomar uma decisão importante, às vezes sentimos que não podemos confiar em ninguém; alguns não confiam nem em Deus. Mas Ele sabe o que é melhor para nós. Julga nossa causa melhor do que imaginamos!
      Devemos confiar completamente a Deus todas as nossas escolhas a fazer. Não devemos negligenciar um tempo para pensar cuidadosamente sobre o assunto nem depreciar nossa habilidade de raciocínio que nos foram dados por Deus; também não devemos confiar apenas em nossas ideias, excluindo todas as outras.
      Não convém ser sábios aos nossos olhos; devemos estar dispostos a ouvir e ser corrigidos pela Palavra de Deus e por sábios conselheiros. Leve suas decisões a Deus em oração, use a Bíblia como seu guia e siga a direção que Deus lhe der. Ele direcionará seu caminho, guiando e protegendo você.
      Salomão disse que, para receber direção de Deus, devemos buscar a vontade dEle em tudo o que fazemos. Isto significa confiar ao Senhor todas as áreas de nossa vida. Cerca de mil anos mais tarde, Jesus enfatizou esta mesma verdade (Mt. 6:33).
      Examine seus valores e suas prioridades. O que é importante para você? Que áreas você não submete a Deus? Você pode reconhecer o Senhor em muitas áreas da sua vida, mas naquelas em que tentar restringir ou ignorar a presença e conselhos de Deus, o resultado será lamentável. Faça do Senhor o companheiro vital de tudo o que você faz; e Deus o guiará, porque você realiza os propósitos dEle.

(Fonte Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

3 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 2

"Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm Dele." (2: 3-6)


       A sabedoria vem de dois modos: é um dom dado por Deus e o resultado de uma busca enérgica. A origem da sabedoria é Deus e sua Palavra revelada, a fonte de conhecimento e entendimento. Desta forma, a sabedoria é o dom de Deus para nós.
      Mas Ele a dá somente aos que realmente a buscam. Pelo fato de a sabedoria divina estar escondida dos rebeldes e dos tolos, é necessário um esforço para encontrá-la e usá-la.
       O caminho para ela demanda esforço, coragem e vigor. Quando estamos no caminho, descobrimos que a verdadeira sabedoria vem de Deus e que Ele nos guiará e recompensará por nossa procura sincera e persistente.

(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)



2 de janeiro de 2011

PROVÉRBIOS 1

http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/1

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender". (1:7)

      Nessa era da informação, o conhecimento é abundante, mas a sabedoria é escassa.
      A sabedoria significa muito mais do que ter muito conhecimento. É uma atitude que afeta todos os aspectos da vida.
      A base do conhecimento é temer ao Senhor, honrá-lo, respeitá-lo, reverênciá-lo por seu grande poder e obedecer à sua Palavra.
      A fé em Deus deve ser nortear a compreensão que temos do mundo, nossas atitudes e nossas ações. Confie em Deus e Ele o tornará verdadeiramente sábio.

(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)

VAMOS ESTUDAR O LIVRO DE PROVÉRBIOS?

 

      Letras, vogais, consoantes formam palavras, frases, parágrafos, livros. As palavras  podem ser faladas, sinalizadas, sussurradas, escritas. Por meio de conselhos amigáveis, discursos comoventes, obras empoeiradas e jornais diários, mensagens são comunicadas. E cada pessoa tenta transmitir conhecimento e sabedoria a outras.
      O ser humano traz consigo o desejo intrínseco de aprender e entender. Nossa capacidade mental nos diferencia dos animais: analisamos, conceituamos, teorizamos, discutimos e debatemos tudo, da ciência ao sobrenatural. Construímos escolas, institutos e universidades, onde professores instruídos nos ajudam a compreender o mundo e a vida.
      O conhecimento é bom, mas há uma grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar esse saber à vida. Podemos acumular conhecimento, mas, sem sabedoria, o nosso conhecimento será inútil. Devemos aprender a pôr em prática o que conhecemos.
      O homem mais sábio que já viveu, Salomão, deixou-nos um legado de sabedoria, que foi compilado em três livros: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Sob a inspiração do Espírito Santo, o rei registrou pensamentos e diretrizes práticas para a vida do ser humano.
      Especialmente em Provérbios, Salomão deu conselhos práticos (...), vários assuntos são discutidos: juventude e disciplina, vida familiar, autocontrole e resistência a tentação, questões relacionadas a negócios, palavras e a língua, a importância de conhecer a Deus, o casamento e a busca da verdade, além de temas como a riqueza e a pobreza, a imoralidade e, é claro, a sabedoria. (...)
      Ao ler Provérbios, entenda que conhecer a Deus é a chave da sabedoria. Atente para os pensamentos e as lições do homem mais sábio do mundo e aplique estas verdades à sua vida. Não leia apenas. Coloque o conhecimento que adquiriu com esta leitura em prática!
    
(Fonte: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal)