(11: 24 e 25)
É interessante (e óbvio) ver como no Reino de Deus as coisas são bem diferentes deste mundo. Deus nos ensina que para termos uma vida próspera, precisamos ter corações generosos em dar.
Abaixo segue um texto extraído do site da Igreja Videira de Goiânia (http://www.igrejavideira.com/?ref=detpalavracelula&idpalavra=598), que nos mostra Sete Revelações sobre o ofertar. É um pouco extenso, mas vale a pena ler!
Que Deus os abençoe!
SETE REVELAÇÕES
Poucas pessoas ofertam no culto — é nesse momento que nossa espiritualidade é revelada, a qual determina se nós seremos aprovados por Deus e usados por Ele no futuro. Muitas vezes o momento que deveria ser de alegria e muita celebração(1Cr 29.9), torna-se pesado por tratar de dinheiro.
Em 2Co 9.6-11 esta escrito que Deus não deseja somente que ofertemos, mas que façamos isso com alegria. Nossa alegria em ofertar agrada a Deus, pois Ele ama quem oferta com alegria.É maravilhoso saber que nossas ações geram celebrações celestiais.
Porque muitas pessoas resistem em dar suas primícias ao Senhor enquanto outras se alegram com a oportunidade? Acredito que os que dão com alegria, fazem isso por terem tido revelação da palavra. Sua alegria é baseada na revelação dos propósitos, planos e promessas de Deus. A luz da palavra abriu-lhes os olhos para a Verdade e agora eles não voltarão a servir ao dinheiro, este porém servirá o reino de Deus. O dinheiro é um mestre terrível, mas um bom empregado.
É impossível ofertar com alegria estando sob pressão. Nossa intenção não é forçar ninguém a ofertar, e sim compartilhar revelações a esse respeito. Você verá que o Senhor colocou antes de nós uma escolha entre ter uma vida medíocre ou de milagres, em uma vida “nunca bastante” ou “mais do que bastante”.
Em mensagens recentes os pastores tratam do downside (lado negativo) de ser infiel com nosso dinheiro — os problemas e maldições que essas pratica resulta.Eu quero tratar agora do upside (lado positivo), das benções e da vida sobrenatural que o Senhor oferece.E convidá-lo a provar e ver que o Senhor é bom (Pv 34.8)Através de Malaquias, o Senhor fala:“Provai-me nisto… se eu não vos abrir as janelas do céu” (Ml 3.10).
Jesus viveu uma vida de milagres e convidou seus discípulos a segui-lo. Infelizmente só Pedro respondeu enquanto pisava nas águas. A escolha é nossa: uma vida com mentalidade pequena e limitada em nossas zonas de conforto ou uma vida sobrenatural na força do Deus vivo.
1. Sabem que, suas ofertas são a expressão mais alta da adoração verdadeira
Os Evangelhos dizem que quando Jesus visitou o templo ele não contemplava as orações e os elogios do povo judeu, mas ele se sentava para observar aqueles que estavam dando ofertas. Os Fariseus eram especialistas a fazer orações estendidas e adorações solenes, mas seus corações estavam longe do Deus. Na terminologia moderna nós podemos dizer que as ações falam mais que palavras.O que nós fazemos com nosso dinheiro revela mais sobre nosso coração do que qualquer outra coisa, porque revela nossas prioridades. Dar abundante é adorar extravagantemente.
Os três magos não somente se prostraram e adoraram o Cristo que nasceu, mas deram também ofertas de ouro, incenso e mirra. O ouro aponta para realeza e é um material de grande valor. Isso mostra que os três reis reconheceram Jesus como um rei superior a eles. Os vinte e quatro anciões em Apocalipse, se prostravam e adoraravam o Senhor e depositavam suas coroas diante do trono.Quem não dá seu melhor para Deus mostra que não reconhece a autoridade e o poder do Senhor Jesus. Deus está procurando verdadeiros adoradores (para assumir o lugar dos anjos caídos).
2. Sabem que, o Pai celestial se alegra quando seus filhos agem como Ele
Nada satisfaz tanto o Pai quanto ver seus filhos agindo como Ele. Seu Espírito está trabalhando em nós para nos transformar em Sua imagem e semelhança.
O Senhor mesmo é extravagantemente generoso.Ele deu Seu filho ao mundo pecaminoso e egoísta. O Filho deu Sua vida pelo seus amigos. O sangue que Ele derramou tem um valor bem mais alto do que toda a prata e ouro deste mundo.
Como filhos verdadeiros nós nos deleitamos em nos comportarmos como nosso pai celestial. Enquanto o mundo se deleita em receber, nós nos deleitamos em dar, porque “mais bem-aventurada é dar que receber” (At 20.35).
Jesus deu a si mesmo pelo o que Ele é, não porque procurou uma recompensa. Sua natureza é do amor. É possível dar sem amar, mas não é possível amar sem dar. É sua natureza dar. Então isto é verdadeiro para nós porque nós temos sua natureza. Nós devemos ser o povo mais generoso da terra por causa de quem nós somos.Pois, se segundo Ele é, também nós somos neste mundo (1Jn 4.17). Nós somos Seu povo. Nós não amamos este mundo.Nós somos embaixadores de um outro reino e nossa paixão é estabelecê-lo aqui na terra.
3. Sabem que, suas ofertas determinam o destino eterno de outras pessoas
A doação de sua vida é mais importante do que a duração dela. Jesus viveu 33 anos, contudo sua existência foi um marco na história humana.
O dinheiro investido para o propósito do reino de Deus pode mudar o destino eterno de milhões de pessoas. Somente quando você chegar ao céu você vai ver verdadeiramente o efeito de suas ofertas.
4. Sabem que, seus dízimos e suas ofertas quebram o poder de mamon
Mamon é um espírito que controla a maioria dos seres humanos.Por que o dinheiro influencia suas principais decisões.Quando damos nossas primícias ao Senhor e colocamos o reino de Deus em o primeiro lugar,quebramos o poder desse espírito em nós.Declaramos ao mundo espiritual que, Deus (e não Mamon) é nosso Senhor e Mestre.Nos tornamos livres para fazer decisões conduzidas pelo Espírito Santo.
O dinheiro é fisicamente e espiritualmente sujo.Quando nós oferecemos as primícias no altar de Deus nós santificamos todo nosso dinheiro (Mt 23.19).A maldição sobre nossas finanças está quebrada e o bênção está liberada (Ml 3.9;10).
5. Sabem que, os que semeiam colheram.
Hoje você está colhendo o que foi semedado no passado. O crente que não dá não pode esperar receber como o fazendeiro que não semeia, não pode esperar colher. Jesus ensinou seus discípulos: “Daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38).Você está no controle de seu futuro.Se você quiser um futuro brilhante, comece semeando hoje.
Aqueles que semeiam com fartura e abundância, ceifam com abundância, mas também eles serão criticados por aqueles que são sovinas e cobiçosos. Aqueles que são incomodados com atos de generosidade extravagante são ladrões vestidos nas roupas religiosas. Eles roubam o próprio Deus não dando seus dízimos e é provável que eles roubem pessoas através de exortação e evasão de imposto de renda etc.
6. Eles sabem que dar uma oferta de sacrifício é a chave da provisão sobrenatural
O Deus tem a provisão sobrenatural reservada para nós. A chave para abrir essa porta é dar um oferta de sacrifício. Abraão ofereceu seu filho precioso, Isaque, e recebeu a provisão de um carneiro, a posição de pai das nações, e a promessa de Jehovah Jireh.
Nós sabemos que nós demos uma oferta de sacrifício quando nós sentimos dor ao entregá-la. Quando você retorna para casa mais tarde e sente falta ou preocupa que você deu de mais, quando sua mente luta contra se mesmo, mas a seu coração tem uma paz e alegria celestial.
7. Sabem que Deus pode
“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.” (2Co 9.8). Este é o plano de Deus — que nós tenhamos bastante para nossa família e mais do que bastante para as boas obras da igreja.A promessa da graça depende do cumprimento do mandamento de Deus — nossas ofertas liberam provisão.
Na realidade, mesmo se nós dermos ofertas de sacrifício nós não devemos temer que nos há de faltar. O Senhor é um Deus que guarda sua aliança.Ele não é devedor de ninguém. Seu nome revela sua natureza - é El Shaddai, Deus que é mais do que bastante; e ele é Jeová Jireh – O Senhor nosso provedor.
Conclusão:
Como dar:
a. Dê com seu coração, não com sua mente
b. Dê com liberdade, não pela necessidade
c. Dê com abundancia se você quiser ceifar com abundancia
d. Dê com alegria se você quiser alegrar o Senhor
Giles Stivens
Nenhum comentário:
Postar um comentário